quinta-feira, 18 de junho de 2015



Os Oito Imortais

Este é um blog dedicado a divulgação do Feng Shui, a técnica oriental de harmonização de ambientes, do Chi Kung e dos ensinamentos do Taoísmo, origem de todos esses conhecimentos. O Taoísmo ou Daoísmo é uma religião e filosofia surgida na China no século II d.C., com base nos poemas de Lao Tse, que enfatiza o Tao, que é o vazio, o Caminho, a força que existe por trás de todas as coisas – e esta força é o Vazio:

“Trinta raios convergem, no círculo de uma roda
E pelo espaço que há entre eles
Origina-se a utilidade da roda

A argila é trabalhada na forma de vasos
E no vazio origina-se a utilidade deles
Origina-se a utilidade da roda
Abrem-se portas e janelas nas paredes da casa
E pelos vazios é que podemos utilizá-la
Assim, da não-existência vem a utilidade, e
Da existência, a posse”.  Lao Tse

Lao Tse é autor do Tao Te King, livro que é um dos alicerces da filosofia taoista. Existem várias escolas de taoísmo, e todas tem em seus fundamentos na prática da serenidade, da não ação, do vazio, da moderação dos desejos, da simplicidade, da espontaneidade, da contemplação da natureza (o que o ser humano faz deve sempre estar em equilíbrio com a natureza) e dos Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade. Entre os conceitos da filosofia taoísta encontramos as duas forças opostas e complementares, Yin – Yang, os Cinco Elementos (Fogo, Terra, Água, Madeira e Metal – são forças naturais que geram um ciclo dinâmico), a prática de rituais de exorcismo, previsões, entre outros fatores, a reverência a Lao Tse e aos Oito Imortais.
Os Oito Imortais são um grupo de seres lendários da mitologia chinesa, chamados Baxian, em chinês, que um dia foram pessoas comuns e que, por caminhos diferentes, chegaram a iluminação tornando-se imortais. O grupo é composto por sete homens e uma mulher, e cada um simboliza uma faceta da vida: riqueza, pobreza, juventude, velhice, nobreza, cordialidade, o masculino e o feminino. Cada um dos Imortais possui uma ferramenta de poder que destrói o mal, que são chamadas de a "Proteção dos Oito Imortais". Os Oito Imortais são minha fonte de inesgotável inspiração, são eles:
Cao Guo Jiu – da dinastia Song, Cao Guo era irmão da Imperatriz Cao Hou. Conta-se que ele abandonou sua vida de riqueza e se retirou para as montanhas por desgosto com um irmão seu que entrou para vida do crime, tornando-se eremita. Já recluso, Cao Guo Jiu aprendeu técnicas para atingir a iluminação de outros dois Imortais que o visitaram na montanha, Lu Dongbin e Zhongli Quan, também pertencentes ao grupo dos Oito. Após poucos dias praticando essas técnicas Cao Guo se tornou Imortal.
Seu instrumento de poder uma tábua de jade, capaz de purificar o ambiente, e um par de castanholas. É o patrono dos atores.
He Xian Gu – é a única mulher dos Oito. Sua história começa com um sonho que teve aos 14 anos onde um ser divino pede que ela coma um pó mágico que lhe traria a imortalidade. Após esse sonho ela foi parando de comer, seu corpo se tornando etéreo até que se iluminou. Xian Gu traz sempre um pássaro no ombro, sua ferramenta de poder é um instrumento de sopro denominado Sheng e uma flor de lótus que causa restabelecimento da saúde mental e física dos seus devotos.
Taguai Li – é um homem velho também conhecido como o "Li Muleta de Ferro" ou "Li Bengala de Ferro". É famoso por seu mau humor, irascível e temperamental, porém é uma divindade generosa, sempre auxiliando os outros. Seu instrumento mágico é uma sacola repleta de medicamentos com grande poder de cura. Às vezes se apresenta como um mendigo.
Lan Caihe – este ser mitológico não tem sexo definido, sua aparência é de um menino ou de uma menina sempre muito jovem, indefinido, vestindo uma roupa ambígua, um pé sempre descalço e o outro calçado. É dotado de grande habilidade musical. Conta-se que ele se iluminou em uma taberna enquanto bebia vinho, quando a sala foi tomada por música divina de flauta e órgão. Então esse Imortal subiu aos céus nas costas de um grou e seu único sapato caiu, juntamente com suas castanholas. Seu instrumento de poder é uma cesta de ervas e flores, ramos de bambu e pinheiro, fungos especiais mágicos e crisântemos. As letras de suas músicas tem a virtude de prever o futuro, e por onde passa deixa moedas.
Lu Dongbin – é conhecido por ter conduzido os outros imortais à longevidade, sendo por isso o mais famoso e, às vezes, confundido com o líder dos Oito. É o patrono dos malabaristas e dos mágicos, e conhecido por beber bastante. Lu Dongbin é quem ensina os ensinamentos da doutrina taoísta para a humanidade. O instrumento de poder desse Imortal é uma espada mágica de dois gumes, que dá invisibilidade e tem o poder de dissipar os maus espíritos. Apresenta-se usando roupas de professor e traz nas mãos um afugentador de moscas.

Han Xiang Zi – também chamado “Filósofo Han Xiang”, é patrono dos músicos. Era estudante de taoísmo (foi discípulo do Imortal Lu Dongbin.) e sobrinho de Han Yu, um político importante da dinastia Tang, que queria que Han  Xiang seguisse a vida política. Um dia caiu de um pessegueiro e morreu, mas poucos instantes antes de morrer, atingiu sua Iluminação. Sua ferramenta de poder é uma flauta mágica que concede vida e saúde a quem o escuta tocar.
Zhang Guo Lao – também conhecido como o Sábio Zang Guo, era um grande Mestre na alquimia chinesa e do Chi Kung. Andava em um burrinho, onde por vezes sentava-se ao contrário, e dizia-se que quando queria, ele encolhia o burro como se fosse uma folha de papel, dobrando-o e guardando-o consigo. Quando desejava que o burro retornasse ao seu tamanho normal, passava saliva e este retomava sua forma normal. Era conhecido por ser alegre e divertido e tinha dons extraordinários. Sua ferramenta de poder era tambor de forma cilíndrica, de onde se projetam duas varas longas de bambu, as quais são usadas como castanholas.
Zhongli Quan – é o mais antigo e primeiro a ser Imortal, e o líder oficial dos Oito, enquanto que Lu Dongbin é considerado o líder informal deles. Antes da imortalidade foi general da corte da Dinastia Han, e durante uma batalha em que seu exército foi derrotado, ele se refugiou no vale de uma montanha gelada, onde encontrou um eremita que o recebeu em sua casa e ensinou a Zhongli a arte da alquimia, a   filosofia taoísta e magia. Ele aparece sempre despido da cintura para cima deixando à mostra uma farta barriga. Seu instrumento de poder é um leque que tem o poder de trazer os mortos à vida e que transforma pedras em ouro e prata. 
Segundo a lenda “esses oito deuses residem nas estrelas da constelação da Ursa Maior onde reina o mítico Imperador de Jade (Yok Vong) e habita a deusa Tin Hau.”
("Lendas e Rituais" de Leonel Barros).



Nenhum comentário:

Postar um comentário